2 min de leitura

Aprendendo com o preguiçoso

“Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem sem juízo. Eis que tudo estava cheio de espinhos e coberto de urtigas; e o muro de pedra estava em ruínas. Ao contemplar aquilo, eu fiquei pensando; olhei, e tirei a seguinte lição: Um pouco de sono, um breve cochilo, braços cruzados para descansar, e a sua pobreza virá como um ladrão, a miséria atacará como um homem armado.” (Provérbios 24.30-34)


Mesmo quem já saiu da escola continua sendo um eterno aprendiz no que diz respeito à vida com Deus. É preciso aprender o que é bom com Jesus, como diz Mateus 11.29: “... aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração...”. Jesus só ensina coisas boas, mas esse versículo também nos lembra que mesmo o mal que vemos no próximo pode nos ensinar algo. Normalmente usa-se o princípio de Provérbios 6.6: “Vá ter com a formiga, ó preguiçoso! Observe os caminhos dela e seja sábio”.

O preguiçoso pode aprender com o trabalhador, mas o contrário – ver o que o outro faz de errado – também é uma lição para nós. De que forma? Mostrando o que não se deve fazer. Se prestássemos mais atenção a essa lição, não passaríamos metade do tempo tagarelando e falando mal do próximo. Mesmo nos lares cristãos desperdiça-se muito tempo falando mal dos outros. O que posso aprender com o preguiçoso que deixou seu campo ser tomado por espinheiros e ervas daninhas? Tomar juízo e não permitir que isso aconteça comigo! Dessa forma, também as coisas ruins que acontecem na convivência com outras pessoas contribuem para o meu bem.

Nunca paramos de aprender, e todas as pessoas e circunstâncias ruins à nossa volta são lições a serem aprendidas.

Se seu chefe é grosso, talvez lhe falte misericórdia e amor genuíno. Portanto, analise seu próprio coração e aprenda a ser gentil, amigável e misericordioso na forma como você lida com o próximo. Ao observar alguém que desperdiça tempo e dinheiro, aprenda a administrar seu tempo e seus recursos de forma responsável diante de Deus.

Nunca paramos de aprender, e todas as pessoas e circunstâncias ruins à nossa volta são lições a serem aprendidas. O texto de Provérbios 24 mostra que sempre há algo a aprender: “... eu fiquei pensando; olhei, e tirei a seguinte lição” (verso 32).

Quando somos aprovados nessa escola, podemos continuar nossos estudos na faculdade do amor, conforme descreve Mateus 7.12: “Portanto, tudo o que vocês querem que os outros façam a vocês, façam também vocês a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”.

Ernesto Kraft

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira