1 min de leitura

Quarta-feira, 30 De Junho

Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso. (Salmo 66:12)

Provações Que Deus Permite


Se já é dolorido quando outras pessoas “passam por cima de nós”, quando “jogam pedras em nós”, ou quando nos “deixam de lado”, quanto mais ainda quando “cavalgam sobre nossas cabeças”, como diz o Salmo. Há 3000 anos, israelitas fiéis a Deus tiveram de suportar a dor da hostilidade dos povos pagãos. É terrível quando inimigos agem assim; pior ainda é a dor que sentimos quando as pessoas mais próximas de nós se mostram impiedosas.

Será que tudo está perdido, acabou-se a esperança? Não! Há mais do que um raio de luz, mais do que uma explicação e ajuda. Este Salmo afirma três vezes acerca de Deus: “Tu... nos provaste... tu nos puseste... [tu] fizeste...” (vv. 10-12). À primeira vista, isso é incompreensível, mas foi Deus quem mandou essas humilhações. Nenhum ser humano pode agir sem a permissão de Deus (embora continuem sendo responsáveis por seus atos); tudo aconteceu sob o controle e a ação de Deus. Ele segura as rédeas, Ele determina os limites; Ele controla tudo. “Tu, ó Deus, nos provaste... como se afina a prata” (v. 10) — ou seja, com um propósito bem específico. Esse pensamento coloca a situação em um contexto bem diferente, não é? A humilhação não adquire assim uma qualidade totalmente nova? Se Deus permite a humilhação, Ele também tem um objetivo em mente: quer nos tirar da aflição e nos levar a um “lugar espaçoso” (veja também 2 Samuel 22:20). Seus caminhos são mais altos do que os nossos caminhos (cf. Isaías 55:9), e na maioria das vezes são inexplicáveis. Mas o resultado é prosperidade espiritual, abundância, refrigério transbordante.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira