1 min de leitura

Quarta Feira, 26 De Fevereiro

Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra... Porque temos ouvido... (Josué 2:9-10)

A Fé


Israel estava para entrar na terra de Canaã, mas ainda estava ao leste do Jordão. Canaã, portanto, estava do lado oeste, e o rio Jordão – que não era um córrego, mas naquele tempo um rio que “transbordava sobre todas as suas ribanceiras” (cp. 3:15) – estava no meio.

Deus tinha dado a promessa a Josué: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado” (cp. 1:3). Além disso, Israel possuía todas as promessas e pronunciamentos de Deus por escrito, nos cinco livros de Moisés. As palavras do versículo de hoje foram ditas por Raabe, que, assim como todos os habitantes de Jericó tinha ouvido, de outros, o que Deus havia feito.

Todos ouviram – mas só Raabe creu. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1). Ainda não havia indício da conquista da terra por Israel. O Jordão, talvez o maior empecilho, se encontrava entre o povo e Jericó e, além disso, Jericó era uma cidade (quase) inconquistável. Mas Raabe antecipa o futuro e crê que realmente acontecerá assim. Ela crê e sabe “que o SENHOR vos deu esta terra”.

Deixemo-nos contagiar pela fé de Raabe, como fizeram os espias: “Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos” (v. 24). Nós conhecemos os pensamentos de Deus de maneira muito mais concreta, muito mais claramente; porém, às vezes, nossa fé é muito mais fraca, mais turva, mais inconsistente. Como Deus foi honrado pela fé de Raabe e pelo “eu sei” que ela expressou! Semelhantemente, a fé da mulher cananeia alegrou o coração do Senhor Jesus, motivando-O a uma resposta (Mateus 15:21-28).

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira