As marcas do verdadeiro discípulo
“Então Jesus disse aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem na minha palavra, são verdadeiramente meus discípulos’.” (João 8.31)
Sempre houve e sempre haverá falsos discípulos, que levam uma vida aparentemente piedosa, mas não amam a Deus. É como se lê em 2Timóteo 2.20: “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra”.
As palavras de Jesus ensinam a sermos discípulos verdadeiros, genuínos e sinceros. Há um pré-requisito para isso, isto é, “se vocês permanecerem firmes na minha palavra”.
A marca de um verdadeiro seguidor de Jesus é ter convicção de seu pecado e culpa.
Quando lemos o contexto, chama a atenção que Jesus está condenando a religiosidade tradicional. O fariseu não é um discípulo real. A marca de um verdadeiro seguidor de Jesus é ter convicção de seu pecado e culpa, o que não se aplicava aos fariseus, que confiavam em sua religiosidade e boa reputação.
A segunda marca do verdadeiro discípulo é que ele faz a vontade de seu Senhor. Ele conhece esta vontade e a executa. No versículo 29, Jesus diz que ele “fa[z] sempre o que lhe agrada”, isto é, o que agrada ao Pai. Há uma enorme diferença entre conhecer a vontade de Deus e cumpri-la. O verdadeiro seguidor de Jesus obedece à vontade de seu Senhor.
Há uma enorme diferença entre conhecer a vontade de Deus e cumpri-la.
A terceira marca é que ele fica firme na Palavra de Deus. O começo entusiasmado é fácil, e quase todo mundo está disposto a isso, mas aguentar até o fim, perseverar e ficar firme mesmo quando as coisas não nos agradam, é raro. O verdadeiro discípulo permanece nas palavras de Jesus, isto é, ele persevera independentemente das circunstâncias. Este é o segredo do discípulo abençoado.
Ernesto Kraft
Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!
Faça uma doação para o Ministério Chamada