2 min de leitura

O temor ao Senhor

Por que devemos temer o Senhor e servi-lo? Não por medo escravizador, mas por grato temor, pois ele fez coisas tão grandes por nós.


O temor ao Senhor

Lothar Gassmann

Somente temam ao Senhor e sirvam a ele fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.” (1Samuel 12.24)

“Não tenha medo!” era o tema de um evento cristão. Pessoas divergentes o transformaram no lema: “Tenha medo! Defenda-se!”. Por trás disso está escondida uma preocupação coerente com o futuro diante do risco de guerras e da degradação ambiental. No entanto, o medo seria a resposta correta para isso?

Na Bíblia lemos muitas vezes: “Não temam”. A primeira carta de João fala que o verdadeiro amor afasta o medo. Todavia, com relação a Deus, diz: “Temam ao Senhor”. Ou seja, a pessoa que teme a Deus, que honra e confia nele, perde o medo humano. Essa recebe esperança e confiança. Essa vive na expectativa de que Jesus voltará. E essa é incentivada ao amor que também a torna disposta a enfrentar problemas para cuja superação o medo antes não lhe dava ânimo. Então teremos um amor disponível para a paz, justiça e auxílio aos pobres.

O medo é um mau conselheiro; ele provoca a miopia emocional e leva a reações de pânico.

O medo é um mau conselheiro; ele provoca a miopia emocional e leva a reações de pânico. Ao contrário, o amor tem paciência, esperança e fé; ele tem consideração pelos que têm opiniões diferentes e não destrói nada.

Por que devemos temer o Senhor e servi-lo? Não por medo escravizador, mas por grato temor, pois ele fez coisas tão grandes por nós. Ele libertou seu povo Israel da escravidão, defendeu-o contra a supremacia dos povos e lhe deu uma nova pátria. Ele perdoou nossos pecados por meio da morte do seu Filho na cruz. Ele deseja nos conduzir diariamente de forma amorosa. Por isso podemos orar neste dia para que o Senhor também nos dirija hoje, transformando-nos em testemunhas do seu amor em palavras e ações. Oremos:

Ó Deus, ouve o meu clamor!
Ouve minha prece! Não me deixe só!
Longe de ti meu coração tem temor.
Atende-me, Senhor do universo!

Ó Deus, queira me conduzir
À alta rocha, longe do escuro vale!
Tu és minha torre, impossível de ruir.
Atende-me, Senhor de tudo que existe!

Meu Deus, tu me atendes!
Em teu reino me recebes.
A ti eu trago sempre uma canção,
Pois tu és a minha proteção.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira