2 min de leitura

Fé e seus mal-entendidos

“Felizes os que não viram e creram.” (João 20.29)


Há muitos mal-entendidos sobre a fé e com o que se relaciona a ela. Muitas pessoas dizem: “Não importa em que eu creio. O que importa é que eu tenho a minha fé – seja num ser superior, na minha determinação, no meu dinheiro, no meu hobby, na minha família, ou em mim mesma”. Outros dizem: “Eu creio somente naquilo que eu vejo!”. Para estes, tudo precisa ser mensurável, ponderável, comprovável. Ainda outros (podem até ser os mesmos) dizem: “A fé é para os fracos, para gente idosa ou para crianças. Eu mesmo me garanto”, ou: “Fé é uma projeção do futuro. A realidade é outra coisa”.

Todas essas pessoas não têm razão no que dizem. Se alguém diz: “Eu creio somente naquilo que eu vejo”, então essa pessoa também não pode acreditar em qualquer notícia do rádio ou jornal se ela mesma não esteve presente, pois o que aconteceu poderia ter sido bem diferente do que foi relatado. Uma das características da fé é que ela surge com base em um comunicado feito por testemunhas. A fé supõe capacidade e disposição de confiança em relação à testemunha. Onde não houver essa base de confiança, o campo de visão encolhe para apenas uma área minúscula. Então realmente existe somente aquilo que está aqui, ao meu redor – e mesmo assim pode ser fruto de uma ilusão ou apenas um pequeno segmento do todo que de fato faz sentido. Ninguém consegue viver dessa maneira.

A fé supõe capacidade e disposição de confiança em relação à testemunha.

O testemunho a respeito de Deus, suas revelações e milagres, e especialmente da ressurreição de Jesus Cristo, no entanto, está entre o que há de mais confiável na história mundial. Mais de 500 pessoas viram simultaneamente o Cristo ressurreto, entre as quais havia muitas que ainda viviam e às quais se poderia perguntar a respeito, conforme o apóstolo Paulo escreveu em 1Coríntios 15. E, mais importante ainda: o próprio Deus dá testemunho de seu plano de salvação através de toda a Bíblia. Mais de três mil versículos contendo profecias já foram cumpridos. Tudo aconteceu exatamente da maneira como Deus havia revelado há milênios por meio de seus profetas e apóstolos. Não há uma profecia sequer na Bíblia que posteriormente tenha sido detectada como uma farsa – o que é diferente dos prognósticos de todos os outros livros religiosos. Oremos:

Senhor, nós te agradecemos porque sabemos que estás perto de nós mesmo que não te enxergamos, e que tu cumpres fielmente tudo o que prometeste. Por favor, revela-te também agora e, com a tua ajuda, nos conduz em teus bons caminhos. Amém!

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira