2 min de leitura

O que fazer com a ira?

“Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo.” (Ef 4.26-27)


A ira às vezes é inevitável. Até Deus pode ficar irado. A Bíblia fala várias vezes sobre isso. Jesus ficou irado ao ver os comerciantes utilizando o templo de Jerusalém para fins profanos (João 2.13-16). Também existe a ira santa. Essa pode dominar crentes sinceros ao verem como o nome de Deus é zombado de tantas maneiras atualmente.

A ira deixa de ser santa quando o Diabo conquista terreno em nós. E quando isso acontece? Acontece quando a ira acaba tornando-se ódio. É quando ela destrói o próximo. A honra e a justiça de Deus não estão mais no cenário principal, mas o ardor humano na luta por causas próprias. Esse ódio provém do Diabo, que não permite a possibilidade de reconciliação, mas que procura arrasar o próximo até o chão, sem levar em conta se é o cônjuge, o colega de trabalho ou o oponente político.

Quando vocês ficarem irados, não pequem! Nunca permitam que a ira “esquente” para que não queime o próximo! Nem permitam que ela “esfrie” (isto é, que permaneça muito tempo no coração) para conseguir criar raízes de amargura. Não! Perdoem-se mutuamente o quanto antes! Se for possível, ainda no dia de hoje. Ainda antes do pôr do sol.

Faça-o ainda hoje! Procure aquela pessoa da qual você se afastou há tanto tempo! Ore por ela, fale com ela e lhe estenda a mão com o amor perdoador de Deus! Isso lhe dará paz para a noite. Oremos:

O mundo se acalma. O dia acaba.
A ti, Senhor, cantamos nossa prece.
Conceda que a paz, que nos envolve
Nosso íntimo com a paz preencha.

Tome os meus pés e lhes dê a calma,
Tome os meus olhos, faça-os descansar.
Tome a mão deixando-a limpa,
Tome os problemas para os minimizar.

Na enfermidade, fortaleça-nos, Senhor.
Vem bênção, consolo e segurança nos dar.
Proteja os lares de fogo e pavor.
Em dor ou morte vem nos acompanhar.

O dia está calmo. A noite chegou.
Aleluia a ti, Senhor, vamos cantar!
Teu braço nos cobre, dormimos tranquilos
Até que o sol venha nos acordar.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira