1 min de leitura

Sábado, 12 De Novembro

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. (Tiago 4:13-16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 27:1-13)


Vangloriar-se do amanhã (v. 1) é tratá-lo como se ele já pertencesse a nós: fazer planos resolutos, assinar contratos de longo prazo, ser fiador (v. 13). Leia novamente o que Tiago diz a esse respeito (Tiago 4:13-16). Por outro lado, o versículo 1 também é dirigido especialmente aos que adiam a questão da salvação para o futuro. A passagem de 2 Coríntios 6:2 os adverte: “Eis, agora, o dia da salvação”.

É bom poder contar com um amigo. O conselho dele vem de seu coração e alegra o nosso (v. 9). Mas o verdadeiro amigo não é aquele que sempre nos diz palavras agradáveis. Pelo contrário, ele saberá como tomar sobre si o encargo de nos exortar, mesmo se nosso orgulho for ferido (vv. 5-6). O Senhor Jesus, o fiel Amigo, é tal Pessoa. Ele nos ama tanto que não nos poupa. Os cirurgiões às vezes têm de fazer grandes cortes para poderem tratar dos órgãos internos e extirpar o mal do corpo. A mesma coisa acontece no sentido espiritual. “Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites, o mais íntimo do corpo” (cp. 20:30). Devemos aceitar essas feridas necessárias sem reclamações, reconhecendo nelas a mão firme e sábia de nosso melhor Amigo.

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 1:1-11 · Marcos 4:10-20

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira