1 min de leitura

Sexta-feira, 11 De Novembro

Beijou o rei a Barzilai, e o abençoou. (2 Samuel 19:39)

MOTIVAÇÃO


Os dias de tribulação e insegurança representam uma prova especial para os crentes. Demonstramos um amor profundo ao Senhor Jesus — o tipo de amor que dá real valor ao que fazemos para Ele? Afinal, o ser humano presta maior atenção às aparências e ao sucesso. Mas Deus sempre vê primeiro a motivação, e é com base nela que Ele avalia o que fazemos. Algumas das mais belas e nobres provas de afeto relatadas pela Bíblia falam de atos que não têm absolutamente nenhuma relação com “sucesso”. Na vida de Barzilai, houve duas ocasiões que deixaram claro o quanto ele amava Davi e era dedicado ao seu rei. É tocante ler quantos recursos ele e outros dois súditos fiéis levaram ao rei quando este teve de fugir de Jerusalém (2 Samuel 17:27-29). Pensaram em tudo, indo muito além das necessidades básicas. Que prova impressionante de amor por Davi! Será que nós também estamos sempre preocupados em alegrar nosso Senhor? Mas chegou o dia em que Davi pôde retornar a Jerusalém. Mais uma vez Barzilai está a postos — dessa vez, para acompanhar o rei na travessia de volta do Jordão. O que poderia ser mais natural do que Davi oferecer um lugar de honra a esse homem tão leal? Mas Barzilai não queria nada para si. Ao ler o relato de 2 Samuel 19:31-39 poderíamos até pensar que ele talvez não tivesse dado o devido valor à oferta do rei. Mas então acontece algo que elimina totalmente essas suspeitas: a bênção de Davi e seu beijo — um símbolo da mais íntima amizade! Fica claro então que Davi reconheceu plenamente todo o amor e a profunda lealdade que Barzilai tinha demonstrado em suas ações. Em sentido figurado, esse símbolo vale para todo aquele que serve ao Senhor Jesus com fidelidade desprendida, mesmo nos dias mais difíceis.

Leitura diária da Bíblia: Isaias 66:1-24 · Marcos 4:1-9

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira