1 min de leitura

Sábado, 05 De Novembro

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. (Isaías 1:16)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 26:13-28)


Após a descrição do tolo (vv. 1-12), temos aqui outras personagens igualmente detestáveis. A primeira é o preguiçoso (vv. 13-16), a quem encontramos com tanta frequência. Ele usa o pretexto de perigos e dificuldades imaginários para se livrar do que sabe que deve fazer (v. 13), até mesmo de trabalhar em beneficio próprio (v. 15). “Como a porta se revolve nos seus gonzos” (v. 14). Isso significa que ele vai e volta, mas sempre permanece no mesmo lugar. Devemos nos perguntar se de fato fomos além disso, se temos feito progressos reais em nossa vida cristã. O preguiçoso se vira em sua cama. É possível estarmos sempre ocupados e fazermos muitas atividades, mas sem produzir algo de valor real.

O briguento também é descrito (vv. 17-21). Esse tipo de pessoa é ótimo em espalhar nuvens de palavras que ferem. Mas o versículo 17 tem muitas aplicações. Estar em lugares inadequados, envolver-se em conflitos políticos… tudo isso expõe o filho de Deus a “mordidas” cruéis.

Depois vem o fofoqueiro, que também ajuda a suscitar contendas (vv. 20, 22). E o maldizente que esconde o ódio de seu coração com palavras gentis (vv. 23-25; 2 Samuel 20:9-10; Jeremias 12:6). O Senhor Jesus trata com os diferentes tipos de iniquidades e hipocrisias registrados nesses versículos (Mateus 17:17; Salmo 38:12). Mas é preciso que estejamos dispostos a sermos purificados de tudo isso!

Leitura diária da Bíblia: Isaias 61:1-11 · Marcos 2:1-12

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira