1 min de leitura

Sexta-feira, 08 De Julho

Exercita-te a ti mesmo em piedade. (1 Timóteo 4:7)

A PIEDADE


Deus fica feliz quando vivemos de forma piedosa ou em temor a Ele. Isso diz respeito à nossa conduta fundamental da vida diária. A advertência de Paulo para que Timóteo se exercite na piedade não é dirigida a um cristão recém-convertido. Paulo escreve a um irmão na fé que ele conhece há muito tempo. Timóteo é um colaborador que ama seu Senhor e trabalha para Ele. Mesmo assim, precisa exercitar a piedade — de forma genuína. Vamos pensar em um violinista profissional: ele conhece perfeitamente seu instrumento, sabe usá-lo e conhece cada uma de suas notas. Mas nada disso lhe serviria se ele não praticasse diariamente. Não basta treinar apenas pouco antes de uma apresentação. Não: ele precisa tocar com regularidade, para conservar e melhorar suas habilidades musicais. No mesmo sentido, todos nós somos convocados a nos “exercitar” de forma que a piedade se desenvolva ao máximo na nossa vida. Uma vida piedosa não funciona automaticamente, como se o lema fosse: uma vez entendido, o resto vai. Não, precisamos viver cada dia com a consciência renovada a respeito da glória de Deus. Mais: quando tocam em orquestra, os músicos não podem se limitar a observar apenas determinadas notas básicas da composição. Cada instrumentista precisa tocar exatamente a partitura preparada pelo compositor. Se começasse a introduzir suas próprias ideias, rapidamente surgiriam dissonâncias indesejadas. Da mesma forma, para nós é importante conhecer não apenas a mensagem geral da Bíblia, mas também observá-la em seus detalhes. Isso nem sempre é fácil. É por isso que Paulo fala aqui em “exercitar-se”. Quanto mais experiência espiritual acumularmos, mais fácil será reconhecer a vontade de Deus e viver em verdadeira piedade.

Leitura diária da Bíblia: Daniel  5:13-30 · Atos 1:1-9

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira