1 min de leitura

Sábado, 22 De Janeiro

Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. (Provérbios 3:7)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 3:1-20)


Filho meu, não te esqueças.” Estas palavras cheias de amor são para você, jovem amigo redimido, vindas diretamente dos lábios do Pai celestial. A expressão “meu filho” (e variações) é repetida cerca de catorze vezes nos sete primeiros capítulos de Provérbios. Na Carta aos Hebreus, o apóstolo, citando os versículos 11 e 12, escreve: “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos”. Temos de levar muito a sério as advertências destes capítulos, lembrando sempre de Quem está falando conosco (Hebreus 12:5-6, 25).

Misericórdia e verdade são inseparáveis. Elas refletem a natureza do Deus de amor e luz, nosso Pai. Que ambas estejam gravadas em nosso coração (v. 3).

Como vimos no capítulo 2, há um entendimento que precisa ser buscado em oração; um entendimento que o Espírito Santo quer dar a cada um de nós, para que possamos adentrar nos pensamentos de Deus. Felizes são os que o encontram (v. 13). Por outro lado, existe um caminho no qual não posso confiar de forma alguma: meu próprio entendimento (v. 5). É impossível confiar em mim e ao mesmo tempo confiar no Senhor de todo coração. É impossível seguir a Deus e à minha mente ao mesmo tempo. Somos exortados em Romanos 12:16: “Não sejais sábios em vós mesmos”; e isso está de acordo com o versículo 7 de nosso capítulo de hoje.

Leitura diária da Bíblia: Esdras 4:1-16 · Provérbios 5:1-14

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira