1 min de leitura

Sábado, 05 De Fevereiro

A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:18)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 4:1-19)


É no círculo familiar que os filhos de pais cristãos começam a adquirir os elementos da sabedoria que vem de Deus. Contestar, desprezar ou abandonar a “boa doutrina” (v. 2) ouvida em casa são atitudes que não trazem bênção e geralmente marcam o ponto no qual os filhos se afastam do caminho do verdadeiro testemunho (v. 10 e Êxodo 20:12).

“O pai aos filhos fará notória a tua verdade” (Isaías 38:19). O ensino cristão é responsabilidade do chefe da família, que transmite aos filhos aquilo que ele mesmo recebeu de seus pais (Salmo 78:4-6). Salomão, o inspirado escritor de Provérbios, sem dúvida se lembrava sempre das palavras de seu pai Davi (v. 3; 1 Reis 2:1-3).

Os versículos 11 a 13 nos instruem quanto ao nosso andar; os versículos 14 a 19, quanto ao nosso caminho. O caminho do ímpio é descrito para que possamos evitá-lo e para nos estabelecer firmemente no caminho do justo, que é “como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. A sabedoria é uma esfera na qual progredimos pouco a pouco (Lucas 2:52). O que não é normal é que esse crescimento seja interrompido por causa de uma má consciência. Que o versículo 18 possa resumir a vida de cada um de nós!

Leitura diária da Bíblia: Neemias 3:1-15 · Provérbios 11:10-19

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira