1 min de leitura

Domingo, 06 De Fevereiro

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23-24)

ADORAÇÃO EM ESPÍRITO E EM VERDADE


A palavra que o texto original usa para “adoração” significa, inicialmente, “cultuar” ou “venerar em prostração”. Um exemplo para a ideia original por trás de “cultuar” é a adoração que os sábios do oriente prestaram ao recém-nascido Rei dos judeus (Mateus 2:11).

Mas as palavras do Senhor Jesus à mulher samaritana deixam claro que a adoração cristã, em seu caráter mais profundo, é ainda mais do que simples veneração. Adoração cristã significa adorar a Deus em espírito e em verdade e como Pai. Só filhos podem adorar o Pai. E é isso que o amor do Pai procura até hoje. Mas mesmo a adoração dos filhos precisa ocorrer em espírito e em verdade, pois “Deus é Espírito”.

Adorar em espírito é mais do que apenas possuir o Espírito de Deus e ser orientado por Ele. Sim, o Espírito Santo precisa nos guiar na adoração! Mas, além disso, a “adoração em espírito” contrapõe-se a uma adoração meramente exterior, cerimonial, como a que acontecia no Antigo Testamento.

Adorar em verdade significa adorar a Deus de acordo com tudo o que Ele revelou a respeito de Si mesmo em Cristo. Por isso, a adoração cristã é inseparável do sacrifício expiatório de Cristo e de Sua completa entrega a Deus. E o lugar especial da adoração é a reunião para partir o pão, na qual o próprio Cristo está em meio aos Seus e entoa o louvor (1 Coríntios 11:20,23-26; Hebreus 2:12).

Leitura diária da Bíblia: Neemias 3:16-32 · Provérbios 11:20-31

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira