1 min de leitura

Quarta-feira, 24 De Agosto

Porém ele [Elias] lhe disse [a Geazi]: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata...? (2 Reis 5:26)

GANÂNCIA E TRAIÇÃO


O comandante sírio Naamã procurou o profeta Eliseu para ser curado de sua lepra. Este mostrou-lhe como obter o que precisava e o enviou de volta para casa. O profeta ainda se recusou a receber pagamento por isso ou mesmo um presente. Geazi, o servo de Eliseu, viu nisso uma chance para se dar bem. Em segredo, seguiu Naamã e, mediante uma mentira, consegui que este lhe desse dois talentos de prata. Queria manter isso escondido de Eliseu, mas não conseguiu. Deus tinha revelado a maldade do servo ao Seu profeta. Por isso, Eliseu disse: “Não foi contigo o meu coração?”. Para Eliseu deve ter sido muito dolorosa a descoberta de que seu servo era tão ganancioso e desonesto.

Séculos mais tarde, Judas Iscariotes procurou os principais sacerdotes, inimigos do Senhor Jesus. Perguntou-lhes quanto lhe dariam se ele lhes entregasse Jesus. Prometeram-lhe trinta peças de prata. Nenhum dos demais discípulos sabia disso. Com habilidade, Judas conseguiu manter seu plano em segredo. Mas o que será que o Senhor Jesus deve ter sentido? Ele sabia muito bem o que Judas faria. Viu que este amava mais o dinheiro do que ao Senhor; não Lhe passou despercebido que tinham prometido a Judas o “galardão da iniquidade” (Atos 1:18). Para o Senhor Jesus foi um golpe duríssimo saber que um dos Seus amigos mais próximos agora procurava uma oportunidade para traí-Lo. Os evangelhos não falam muito sobre isso: quando Judas se aproximou com os soldados para prender Jesus, o Senhor perguntou ao discípulo traidor: “Judas, com um beijo trais o Filho do homem?” (Lucas 22:48). Quanta dor ressoa nessa pergunta de nosso Salvador!

Leitura diária da Bíblia: Jó 34:16-37 · Atos 16:13-25

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira