1 min de leitura

Quarta-feira, 17 De Agosto

[Jesus] levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha. (João 13:4-5)

O LAVA-PÉS (1)


Os capítulos 13 a 16 do Evangelho de João trazem as “palavras de despedida” do Senhor Jesus aos Seus discípulos. Ele queria prepará-los para o fato de que tinha chegado a “hora de passar deste mundo para o Pai” (cp. 13:1). Isso seria uma mudança tremenda para eles! O Senhor Jesus vê a tristeza e a confusão que eles sentem. Por isso, explica-lhes que vai preparar um lugar para eles na casa de Seu Pai. E que um dia voltará para buscá-los, a fim de que estejam ali com Ele. Em seguida, o Senhor Jesus instrui os discípulos a amar uns aos outros assim como Ele os ama. Promete enviar-lhes o Espírito Santo, que estará sempre com eles e dentro deles. Além disso, ensina-lhes como dar fruto para Deus e prepara-os para as possíveis perseguições. Mas antes disso, o Senhor Jesus ainda precisa tratar de um assunto sério. Os discípulos têm uma ideia errada do que é verdadeira grandeza: João e Tiago pediram lugares de honra ao lado do Senhor. Os outros apóstolos ficaram irritados com isso. Isso mostrava que todos eles tinham o mesmo problema: orgulho e ambição por posições de destaque (Marcos 10:35-41). A lição mais difícil que precisamos aprender como discípulos provavelmente é a da verdadeira humildade. Por isso, o Senhor deixou um exemplo bem vívido disso: tirou a Sua túnica e enrolou uma toalha na cintura, como os escravos costumavam fazer. Para lavar os pés do irmão, é preciso curvar-se até o chão ou até ajoelhar-se. Não dá para fazer isso sentado confortavelmente em uma cadeira ou empoleirado em um palco. Dali, o máximo que conseguiremos fazer é machucar os outros.

(Continua) 

Leitura diária da Bíblia: Jó 28:1-28 · Atos 13:42-52

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira