1 min de leitura

Sábado, 02 De Abril

Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração. (Provérbios 23:15)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 10:1-15)


A partir desse ponto, Provérbios se torna um conjunto de sentenças inspiradas pela Sabedoria. Nem sempre é fácil entender sua ordem ou elucidar totalmente os principais pensamentos. Por falta de espaço, a cada dia nos deteremos em uma pequena seleção de versículos.

O primeiro servirá como uma introdução geral: “O filho sábio alegra a seu pai”. E é completado pelo versículo 24 do capítulo 23: “Grandemente se regozijará o pai do justo” (cps. 15:20; 17:21, 25; 29:3). Pense na satisfação de nossos pais quando demonstramos as características de justiça e sabedoria de acordo com Deus. Mas elevemos nossos olhos para admirar o Filho cuja excelente sabedoria sempre foi o prazer do Pai — não apenas na eternidade antes do tempo, mas durante Seu caminhar aqui neste mundo (cp. 4:3; Mateus 3:17; 17:5).

Os versículos que se seguem nos mostram em detalhes de que maneira um filho sábio honra e alegra seu pai: justiça prática em obras (vv. 4-5), em seu andar (v. 9) e em suas palavras (vv. 11, 13-14). Foi isso o que o Senhor Jesus manifestou na terra e que alegrava infinitamente o coração do Pai (João 8:29).

Leitura diária da Bíblia: Naúm 3:1-19 · Provérbios 30:24-33

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira