1 min de leitura

Quarta-feira, 08 De Setembro

Porque, como se justificaria o homem para com Deus? (Jó 9:2)

O Que É Justificação (1)


Jó havia vivido integramente, temendo a Deus, tanto quanto era possível entre os homens. Entretanto, ele pressentiu que isso não o tornava justo diante de Deus nos instantes finais. Isso motivou a sua pergunta acima, acerca da justificação diante de Deus. Ele reconheceu a si mesmo como um pecador. Então, ele questionou: “Quem do imundo tirará o puro? Ninguém.” (cp. 14:4). A justiça que é válida diante de Deus, e para a eternidade, não pode ser obtida por meio dos próprios esforços do homem. Ela deve proceder de Deus.

Como isso pode ser feito? Deus pode simplesmente pronunciar justo a alguém pelo Seu amor, sem esclarecer a questão da culpa? Não! Caso contrário, todos os crimes da história do mundo e os pecados pessoais dos indivíduos permaneceriam sem expiação. Tornaria a justiça um escárnio; a justificação seria impossível. Todavia, Deus não pode renunciar à Sua justiça. Presumindo que Deus age em justiça para conosco ao nos julgar de acordo com as nossas ações, conforme está registrado em Seus “livros”, nós estaríamos perdidos; iríamos receber a recompensa justa das nossas ações pela eternidade. Onde então o amor de Deus seria visto? Como Deus pode pronunciar justos a pecadores, sem renunciar à Sua própria justiça? Como nós poderíamos ser ajudados em nossas necessidades? Nós mesmos não podemos encontrar um caminho para escapar. Também não podemos imaginar um caminho pelo qual Deus pode nos mostrar a Sua justiça infinita, se não for à custa do Seu amor. Entretanto, Deus tem uma saída para esta dificuldade, aparentemente sem solução. Você conhece?

(Continua)

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira