1 min de leitura

Quinta-feira, 08 De Julho

Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: o Senhor é contigo, homem valoroso. Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? (Juízes 6:12-13)

Gideão, O Homem Valoroso


O relato bíblico acerca de Gideão, no livro de Juízes, e a descrição dele, não é exatamente o de alguém a quem chamaríamos de “valoroso”. Por natureza, ele era cauteloso, quase medroso e hesitante. Por que então o anjo do Senhor o chama assim? Gideão era temente a Deus e fiel nas coisas pequenas. Não teve vergonha de se esconder em um lagar para que os inimigos não o vissem malhando o pouco de trigo que lhe sobrara durante aquele período de fome. Dificilmente um ato de coragem. Mas é justamente neste momento que o anjo do Senhor lhe aparece e o chama de “homem valoroso”. Isso pode ser um consolo para todos nós que — talvez com razão — muitas vezes não nos sentimos como heróis da fé. Seja como for, Gideão se sentiu encorajado. Ele ousa perguntar: “Se o Senhor está conosco, por que então nosso povo está passando por essa dificuldade?”. A resposta que ele recebe pode não ter sido direta, mas mesmo assim o ajudou: “Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas” (v. 14). O que isso significa para nós?

Embora o povo tivesse ouvido a respeito dos grandes feitos que o Deus verdadeiro realizara ao levá-los para essa terra abençoada, os israelitas tinham descambado para a idolatria. Por isso, Deus não podia mais estar com eles. Mas podia estar com Gideão. “Contigo”, diz o anjo. E em seguida: “Vai nesta tua força”! Quando o povo de Deus está em péssima situação, é preciso uma ação individual; não de alguém que acha ser capaz, mas de alguém que não tem uma opinião elevada a respeito de si mesmo. É claro que apenas a força do Senhor pode operar, mas Deus a chama de “tua força”.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira