1 min de leitura

Segunda-feira, 06 De Dezembro

Assim diz o Senhor Deus a respeito de Edom:… A soberba do teu coração te enganou... Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei. (Obadias 1,3-4)

O Profeta Obadias


Deus não diz algo acerca da pessoa de Seu servo Obadias, nem dá uma indicação de quando ele profetizou. A ênfase neste pequeno livro do Antigo Testamento está na relevância da sua mensagem.

Deus odeia a soberba. Os olhos altivos é a primeira das sete coisas que Ele abomina, segundo a lista encontrada em Provérbios 6:16-19. A soberba está associada com a queda de Satanás, tanto no Antigo como no Novo Testamento. E, em contraste absoluto com isto, lemos que nosso Senhor Jesus “fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). Adorável Senhor!

O princípio de Deus é: “qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:11). Desta maneira, o Senhor se compromete a tornar Edom pequeno entre as nações; a derrubá-lo, ainda que pusesse o seu ninho entre as estrelas (vv. 2-4).

Por outro lado, Edom havia se regozijado devido ao desastre, destruição e angústia de seu irmão Jacó. Não somente havia visto quando os inimigos trouxeram calamidade ao povo de Deus, como também os havia ajudado de maneira ativa (vv.10-14). Como ele havia feito, assim lhe seria feito (vv. 15-16). Por fim, o juízo de Deus sobre Edom será irreversível, ao mesmo tempo em que Deus promete a libertação de Seu povo sobre o Monte Sião (vv. 17-21).

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira