2 min de leitura

Quinta Feira, 20 De Agosto

Um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe. (Rute 1:1)

Perigo Em Moabe


As circunstâncias externas de nossa vida, tanto na escola como no trabalho ou na família, podem trazer fortes influências para nosso interior. Em situações desfavoráveis, elas podem provocar desânimo e cansaço. Isto acontece principalmente quando surgem situações difíceis que duram um longo tempo. Então se tornam verdadeiras as palavras de Provérbios 13:12: “A esperança adiada desfalece o coração”.

Nós não sabemos por quanto tempo Elimeleque procurou por uma saída juntamente com sua esposa Noemi. Será que eles se perguntaram por que é que Deus havia permitido que esta fome sobreviesse ao Seu povo? Por quanto tempo talvez eles ponderaram se deveriam ou não se mudar para Moabe?

Então Elimeleque tomou a decisão – decisão errada. Eles peregrinariam por um tempo nas planícies de Moabe. Não queriam ficar por muito tempo nesta terra inimiga de Deus, mas a fome continua em Judá e eles permanecem ano após ano em Moabe. Eles passam a habitar ali, mas não há felicidade em Moabe. Primeiro falece Elimeleque; depois, seus dois filhos se casam com mulheres moabitas. Assim passaram dez anos naquela terra. Então também falecem os dois filhos de Noemi.

Em Sua grande graça, Deus conduz Noemi e sua nora Rute de volta para Belém de Judá. Elas se tornam herdeiras da graça de Deus. Mas não esqueçamos: Elimeleque não assumiu sua responsabilidade paterna e trouxe muito sofrimento para sua família, mesmo que sob a perspectiva humana ele somente quisesse o melhor para ela. Porém, em Moabe fortalecia-se cada vez mais a ligação com as pessoas mundanas. O próprio Elimeleque e seus filhos morreram em Moabe, longe da terra que Deus havia dado para Seu povo e onde Ele era adorado. Neste sentido, sua trágica história é uma séria advertência para todos nós. Devemos reconhecer e aceitar a maneira como a bondosa mão de Deus nos educa e devemos nos guardar de procurar andar em nossos próprios caminhos.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira