2 min de leitura

Sexta Feira, 24 De Abril

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16)

A Abolição Da Escravidão


A prática da escravidão é uma das mais terríveis manchas da história da humanidade. O assim chamado Novo Mundo, precisava de mão de obra para o seu desenvolvimento. Um número incalculável de africanos foi escravizado e levado para as Américas. No Brasil, depois de séculos de escravidão, surgiram diversos movimentos que tinham por objetivo libertar os escravos. Em 1871 foi promulgada a Lei do Ventre Livre que concedia a liberdade a todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. Em 1885, a Lei do Sexagenário libertou os escravos com mais de 60 anos. Mas foi somente em 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela princesa regente Isabel, que foi proclamada a libertação dos escravos no Brasil. 

Durante séculos a escravidão manifestou a tendência dos homens de utilizarem seu poder para oprimir seus semelhantes e saciar suas cobiças. Mas teria a escravidão desaparecido completamente?

Em nossa sociedade moderna, onde todos proclamam sua liberdade, quantas pessoas se encontram sob a escravidão das drogas, do álcool e de qualquer outro vício! Tal escravidão talvez seja tão cruel como a enfrentada pelos escravos em outros tempos.

“Todo aquele que comete pecado é servo do pecado”, declarou o Senhor Jesus. Mas Ele logo acrescentou: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:34,36). 

A liberdade que Jesus Cristo propõe, nos liberta do juízo que nossos pecados merecem diante de Deus: O Senhor Jesus sofreu esse juízo na cruz e se revela como Salvador. Sua morte também nos liberta do poder do pecado que está em nós, se depositarmos nossa confiança nEle, o Senhor Jesus nos libertará daquilo que tem nos escravizado.

Todavia, hoje Jesus Cristo chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira