1 min de leitura

Mantendo-se no amor de Deus

“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.” (Josué 14.11)


É surpreendente que Calebe afirma, passados 45 anos, que sua força continuava a mesma. Qual foi o segredo de Calebe para não perder o seu vigor espiritual, tornando-se fraco, exausto e sem coragem, como nós muitas vezes nos sentimos?

Calebe não esqueceu a promessa que recebera 45 anos antes, nem ficou amargurado com todas as experiências terríveis pelas quais passou. Quantas vezes já enfrentamos noites mal dormidas por conflitos com as pessoas que nos são mais próximas, que criam uma porção de problemas e depois simplesmente vão seguindo seu caminho. Calebe poderia ter apresentado muitos argumentos para agir de forma leviana, ele poderia usar a falta de fé, as reclamações ou a desobediência do seu povo. Ele poderia pensar: “Não seguimos em frente e eu é que pago a conta? O problema é deles!”. Conflitos relacionais nos roubam a força espiritual. O ódio nos torna doentes, fracos e desanimados. Como é que Calebe se protegeu contra isso?

O ódio nos torna doentes, fracos e desanimados. O amor nos dá forças.

Em Josué 14.8 ele diz: “Mas os meus irmãos israelitas...”. Ele não disse “esse bando de ingratos”; ele não se deixou amargurar, como muitos fazem quando se sentem prejudicados; não, ele se resguardou em amor. Ele não se deixou influenciar pelas circunstâncias. Em Judas 21 está escrito: “Mantenham-se no amor de Deus”. O amor nos dá forças. Quem vive nesse amor, vive do amor de Deus e encontra forças para continuar.

Ernesto Kraft

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira