2 min de leitura

O perigo do intelecto

“Não sejam sábios aos seus próprios olhos.” (Romanos 12.16c)


Hoje há muitas pessoas que cumprem um longo período de formação profissional. Não devemos menosprezar isso. Às vezes, no entanto, o longo período de formação infelizmente é acompanhado pelo crescimento do orgulho. Como é fácil a gente se sentir superior aos outros, talvez pelo fato de que não possuam um grau de instrução semelhante. Quem pensa assim, não lembra de que Deus concede dons diferentes a cada pessoa. Se um recebe dons mais intelectuais, outro é mais dotado em trabalhos manuais, musicais ou na área psicológica. Devemos considerar o outro superior a nós mesmos (veja Filipenses 2.3)! Não devemos olhar para ele “de cima para baixo”, mas devemos louvar a Deus pelos dons que ele concedeu ao outro!

A situação fica especialmente perigosa se julgarmos nossa inteligência humana em tal nível que pretendemos, com ela, nos colocar acima de Deus e da Palavra. Na realidade, porém, trata-se de uma grande estupidez! A pessoa verdadeiramente inteligente deveria saber que Deus é infinitamente maior do que o ser humano. Ela não consegue alcançar a grandiosidade e a sabedoria de Deus – nem de longe.

A pessoa verdadeiramente inteligente deveria saber que Deus é infinitamente maior do que o ser humano.

Sabedoria! Sabedoria é algo diferente de inteligência. A sabedoria não dá destaque de maneira arbitrária ao próprio “eu” com seu “conhecimento”, mas serve os outros com os seus dons. Acima de tudo, a sabedoria se submete a Deus e à sua Palavra! “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”, diz a Palavra de Deus para nos alertar (Provérbios 1.7). E ela continua: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6). Isso nos humilha, mas nos humilha para a salvação, porque sem sabedoria caminhamos – apesar de elevada formação intelectual – para a perdição. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Inteligente é aquele que busca sabedoria;
Sábio é aquele que encobre sua inteligência
E que morre para o “eu”, de acordo com a Bíblia.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira