3 min de leitura

O coração humano

“Chegando Jesus à região de Cesareia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: ‘Quem os outros dizem que o Filho do homem é?’” (Mateus 16.13)


A pergunta “Quem é Jesus?” traz as mais diferentes respostas. Alguns dizem: “Jesus é uma boa pessoa que a muitos ajudou”. Outros respondem: “Ele é um mestre, um pensador, uma espécie de filósofo”. Outros, ainda, consideram-no como uma pessoa exemplar ou ideal. E para muitos atualmente ele é simplesmente um líder religioso – o fundador da religião cristã. Cada uma dessas respostas contêm uma partícula de verdade. Elas não são erradas. Mas também não são suficientes, pois Jesus Cristo é muito mais do que apenas isso.

Em uma de suas palestras, um conhecido evangelista utilizou um exemplo para explicar quem é Jesus. Eu fiquei muito impressionado com esse exemplo. Num dia qualquer o evangelista e o seu filho foram passear. Em dado momento, eles viram um formigueiro. Sem notar, o garoto pisou no formigueiro. A situação das formigas transformou-se num caos. Muitas haviam morrido, outras estavam feridas – e a comunicação entre os insetos estava bastante prejudicada.

O evangelista e seu filho ficaram sentidos com isso. Eles passaram a imaginar uma maneira de ajudar as formigas. Chegaram à conclusão que elas poderiam ser ajudadas somente por um ser superior a elas. Esse ser, no entanto, teria um problema a resolver: seria necessário poder se comunicar com as formigas. Ele deveria ser capaz de orientá-las a restaurarem seu ambiente e de restabelecer os relacionamentos interrompidos. Como, porém, seria possível estabelecer a comunicação com as formigas? Somente se esse ser se ajustasse totalmente ao mesmo nível das formigas, isto é, se ele mesmo se transformasse numa formiga.

Com certeza esse exemplo tropeça em alguns lugares, mas nós – seres humanos – não estamos numa situação semelhante às formigas em seu ambiente destruído? Diante de Deus somos apenas seres muito pequenos. Nossa vida tornou-se uma confusão. O caso domina no mundo. Injustiça, fome e desemprego tomam conta. As pessoas enganam-se mutuamente e falam mal dos outros. Constantemente surgem novos escândalos políticos. A confiança entre as pessoas desaparece rapidamente. Cada um é o seu próprio próximo. A Bíblia mostra claramente a raiz de tais crises e problemas. Ela se encontra bem no fundo de nós, no coração humano.

Toda a injustiça que existe entre os homens provém do coração do homem que quer viver sem Deus e seus bons mandamentos.

Certa vez o físico Albert Einstein afirmou: “O problema do homem não está na bomba atômica, mas no seu coração”.[1] Desse coração surgem guerras, violência, injustiça e engano. E Jesus disse: “O que entra pela boca não torna o homem impuro; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro. Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são... os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias” (Mateus 15.11,18-19).

O que aconteceu com o coração humano? Ele foi submetido ao poder do pecado. Pecar significa estar separado de Deus, significa querer viver sem Deus e seus bons mandamentos. Toda a injustiça que existe entre os homens provém do coração do homem que quer viver sem Deus e seus bons mandamentos. O homem quer ser seu próprio senhor. Seu desejo é a realização própria. Ele quer se ver livre do seu Criador – e descobre tardiamente que já caiu nas mãos do enganador.

O formigueiro ficou caótico. O mundo está caótico. O caos inicia no coração do homem, individualmente. Quem é Jesus e o que ele fez diante dessa situação será tratado na próxima semana.

 

Nota

  1. Isabela Moreira, “6 reflexões que vão te introduzir ao pensamento de Albert Einstein”, Revista Galileu, 23 nov. 2015. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/11/6-reflexoes-que-vao-te-introduzir-ao-pensamento-de-albert-einstein.html.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira