2 min de leitura

“Não se queixem”

Seja agradecido! Seja humilde! Esteja satisfeito com aquilo que tem! Cumpra o serviço para Deus e para o próximo com alegria e altruísmo.


E não se queixem...” (1Coríntios 10.10)

“A minha comida já esfriou de novo! Só me incomodo! Quando será que isso vai melhorar?” Todos nós conhecemos manifestações como essas. Mau humor, profunda insatisfação, enfermidade, estresse – tudo isso pode levar a reclamações, murmúrios e resmungos. Às vezes decepções, falta de interesse ou um “sentir-se incompreendido” também podem causar amarguras. Para alguns, os constantes estados de espírito insatisfatórios podem terminar em notórias grosserias; os murmúrios podem tornar-se uma caraterística normal.

A Bíblia conhece muitos exemplos de pessoas insatisfeitas com as circunstâncias, com pessoas ou com Deus. “À procura de comida perambulam e, se não ficam satisfeitos, uivam” (Salmo 59.15). Em Atos 6, lemos de murmurações que aconteceram porque as viúvas gregas se sentiram desamparadas. Em Números 14, os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão (na verdade, contra Deus) pelas dificuldades que havia no deserto. Uma maneira especial de murmúrio é aquela tentando fazer com que Deus realize um milagre. Assim, em Êxodo 16, os israelitas murmuraram levando Deus a lhes fornecer o maná. Esse desejo foi atendido, mas essa maneira de “pedir” – que de fato não é um pedido, mas uma exigência – pode se tornar perigosa. Há um alerta: “Não devemos pôr o Senhor à prova...” (1Coríntios 10.9)!

A punição nem sempre é condenação; ela também pode ser uma correção e conduzir à humildade.

Também é uma atitude errada quando se cumpre os mandamentos de Deus externamente, mas internamente se rebela contra eles. Tal procedimento não tem valor para Deus. Isso demonstra que ainda não estamos firmes e felizes perante Deus. Deus não deixa impune nenhuma revolta: “... alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor” (1Coríntios 10.10). A punição nem sempre é condenação; ela também pode ser uma correção e conduzir à humildade.

Assim, estamos diante do antônimo de “queixar-se”. “Não se queixem” significa: sejam agradecidos! Sejam humildes! Estejam satisfeitos com aquilo que têm! Cumpram o serviço para Deus e para o próximo com alegria e altruísmo. Iluminem os outros com o contentamento e felicidade de vocês! Não tentem a Deus com queixas, acusações, lamúrias insistentes! Aceitem-se assim como Deus os formou! Não exijam mais do próximo do que vocês mesmos são capazes de proporcionar! Orem com plena confiança e rejeitem toda rebelião que demonstra falta de fé! Ajudem a vencer as murmurações e xingamentos que há no mundo mostrando o amor que recebem de Deus! Olhem para Jesus: “Ele foi oprimido e afligido; e, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro, foi levado para o matadouro; e, como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca” (Isaías 53.7).

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira