2 min de leitura

Exaltação ou humilhação?

O caminho para a vida eterna não passa pela autoglorificação humana, mas única e exclusivamente pela cruz de Cristo, que (afinal) é também a nossa cruz.


Então Jesus disse aos seus discípulos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará’.” (Mateus 16.24-25)

Além do versículo acima, podemos ler algo semelhantes nas seguintes passagens da Escritura Sagrada: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23.12). João Batista fala de Jesus: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3.30). O apóstolo Paulo escreve: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” (Gálatas 2.20). E: “Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna” (Gálatas 6.8).

Diante da busca humana por autorrealização, é difícil imaginar um contraste maior do que aquele que encontramos nessas passagens. O caminho da autorrealização do homem é o caminho da perdição, pois ele, na busca da autoglorificação, contorna o caminho da cruz. O caminho para a vida eterna, no entanto, não passa pela autoglorificação humana, mas única e exclusivamente pela cruz de Cristo, que (afinal) é também a nossa cruz. Como já falamos anteriormente, uma nova variante para a teologia da glória (theologia gloriae) atualmente reprimiu drasticamente a teologia da cruz (theologia crucis). Nela se encontra o maior engano e a maior culpa das ideologias da autorrealização.

O caminho para a autoexaltação é o caminho de Satanás (Mateus 4.8-11), no entanto, o caminho para a humilhação própria é o caminho de Jesus (Filipenses 2.5-8). O caminho de Satanás está impregnado de autopromoção, egoísmo, arbitrariedade e na fé em si mesmo; o caminho de Jesus é caracterizado por autodoação, amor ao próximo, consideração e pela fé em Deus. O caminho de Satanás é o caminho largo que conduz à perdição; o caminho de Jesus é o caminho estreito, que conduz à vida eterna (Mateus 7.13-14). Quando chamadas pelo nome, as coisas ficam drásticas; mas somente assim fica clara a seriedade da decisão que devemos tomar diante dos dois caminhos!

Por qual dos caminhos você decide seguir?
Se busco só por mim mesmo, só a mim mesmo encontrarei,
Exceto se a mim mesmo num outro alguém eu encontrar.
Se busco a realização para o meu “eu” somente,
Para os outros totalmente inútil vou ficar.
Serei de fato eu mesmo se realmente me tornar
Alguém que perde seu “eu” e deixa Cristo reinar.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira