2 min de leitura

Deus e o significado de amor

O que significa “amor”? Para o mundo grego antigo há vários nomes para “amor”, com respectivos significados.


Deus é amor.” (1João 4.16)

A maior e mais maravilhosa virtude que se pode atribuir a Deus é que ele é amor. Este não é apenas uma das características de Deus, como santidade, misericórdia ou justiça. Não, amor é a essência do seu ser. No entanto, o que significa “amor”? Para o mundo grego antigo há vários nomes para “amor”, com respectivos significados:

  • Eros é o amor paixão, que deseja o outro (de onde surge o termo “erotismo”). Ele quer receber tudo, mas não dar nada. O amor erótico leva a pessoa a buscar seus objetos de amor aleatoriamente, busca a fusão íntima com eles (espiritual ou também corporal) e, no torpor dos sentimentos, pretende saciar sua própria fome de vida. O amor erótico em sua essência é infiel.

  • Philia é o amor assistencial entre amigos ou entre deuses e amigos. Ele não é inclinação, mas é incumbência e determinação. Ele supõe a ideia da ajuda e dedicação recíproca (“Do, ut des”: eu dou para que você dê; dar para receber).

  • Agape é o amor seletivo, ativo e fiel que se doa incondicionalmente ao outro. Ele não quer nada para si, mas dá tudo. Ele não visa o prazer com paixão, mas pretende ajudar e se dedicar a quem ele escolheu.

Somente o amor no sentido de ágape caracteriza a natureza de Deus. O próprio Deus é o exemplo máximo de fidelidade e dedicação, que jamais poderá ser alcançado por alguma pessoa. A maior doação por parte de Deus aconteceu por meio do sacrifício de seu inocente Filho Jesus Cristo em nosso lugar – por amor. Oremos para que ele nos torne diariamente mais semelhantes ao seu ser. Acompanhe, de coração, as palavras da seguinte oração:

Quero seguir-te, ó Jesus.
Ao teu lado quero sempre estar.
Da minha culpa me arrependo,
A ti quero minha vida dedicar.
Purifica o meu coração!

Quero seguir-te, ó Jesus,
Ser grato a ti, de coração.
Teu sacrifício é minha base,
Em ti, Senhor, posso confiar
E cada dia em ti me alegrar.

Levaste o fardo do meu pecado
Para a cruz do Gólgota.
Agora posso tentar uma nova vida,
Pois sei, Senhor Jesus, aqui estás.

Ao meu lado estás como um irmão,
Como um pai que por mim intercede.
Se às vezes sofro, fraco e com tremor,
Teu consolo afasta o medo e a dor.

Sentido e esperança tu dás à minha vida,
Uma fé que jamais me trai,
E o maior que eu consigo alcançar:
O teu amor, que nunca vai findar.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira