2 min de leitura

Como reconhecer falsos profetas?

“... examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1João 4.1)


... examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” (1João 4.1)

Para quem lê a Bíblia atentamente, é relativamente fácil desmascarar um falso cristo; porém, a coisa fica mais difícil no caso de falsos profetas. Enquanto existe somente um Cristo que voltará, que será claramente identificado, surgem muitos verdadeiros e falsos profetas paralelamente na história (ver Jeremias 8.10-17; 23.9-40). Por isso a Bíblia nos exorta a examinar os espíritos, para ver se eles procedem de Deus. Para tanto ela nos fornece certos critérios das ações dos falsos profetas, dos quais menciono alguns:

  • Eles acrescentam ou subtraem algo do texto da Bíblia (1Coríntios 4.6; 2João 1.9; Apocalipse 22.18-19);

  • Eles inventam doutrinas que estão em contradição ao sentido claro do texto da Bíblia e do seu contexto geral (Gálatas 1.6-9);

  • Eles desconsideram verdades centrais da fé cristã e negam a Jesus e sua obra, principalmente que ele é Filho de Deus, sua vida em forma humana, seu sacrifício vicário na cruz e sua ressurreição corporal (1João 2.22-23; 4.2-3; 2João 1.7; 2Pedro 2.1; Judas 1.4);

  • Suas afirmações são um misto de verdade e mentira, para enganar muitas pessoas (João 8.44; 2Coríntios 11.14);

  • Eles fazem afirmações proféticas que são apresentadas com sentido de revelação divina (“Assim diz o Senhor...”), mas que não se realizam (Jeremias 28.9);

  • Suas promessas são envoltas com belas palavras (Mateus 7.15);

  • Suas doutrinas contêm (mas nem sempre) um falso evangelho de paz, amor, harmonia, unidade e tolerância (Jeremias 6.13-14), mas às vezes também mostram explicações falsas ou exageradas sobre os juízos de Deus.

Por trás de cada falsa profecia existe um falso espírito: o espírito das profundezas. E este promove enganos e sectarismo para causar divisões na igreja e desviar muitas pessoas do caminho da vida. Por isso, de modo algum ele age apenas fora das igrejas e comunidades, mas muito mais em seu meio. É triste constatar que muitas falsas doutrinas tiveram origem no âmbito da igreja e da teologia (ver 1João 2.19). “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus... Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé...” (1Pedro 4.17; 5.8-9).

Ó terra, terra, terra, ouça a palavra do Senhor!
Ó vem, vem, vem, fuja do mal e do horror!

Desdenharam o caminho da vida, se afastaram de Deus,
Voltem ao caminho eterno e vejam: Deus espera os seus!

Aos profetas falsos seguem e não ao que Deus revela.
Ouçam atentos agora as palavras que Deus lhes fala!

A vontade de Deus é pisada, o mundo está cheio de culpa.
Ainda há tempo de mudar, pois Deus paciente ainda espera.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira