3 min de leitura

Características da fé salvadora

A fé salvadora não é encontrada por meio de uma ação da pessoa, mas Deus nos fala em um chamado claro e então aguarda nossa resposta


Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17)

A fé salvadora é uma dádiva de Deus. É uma fé que cresce a partir de um profundo sobressalto diante do pavor do pecado e a partir de um verdadeiro arrependimento diante do Senhor. É uma fé disposta a seguir a Jesus no caminho estreito de renúncia ao mundo e a si próprio, e a carregar sobre si o sofrimento por amor ao Senhor. É uma fé que se manifesta por um amor dedicado ao Senhor e aos seus irmãos na fé.

Essa fé salvadora não é encontrada por meio de uma ação da pessoa, mas Deus nos fala em um chamado claro e então aguarda nossa resposta: pela entrega de toda a nossa vida a ele. O chamado de Deus pode nos alcançar por meio de uma reunião evangelística, ou do testemunho que uma pessoa dá sobre Jesus, ou por meio de uma literatura cristã, mas principalmente por meio de pregações sobre Jesus. Fé é a resposta favorável, o contrário de não querer ouvir e do bloqueio; a fé também é confiança, confiança naquilo que é tão estável e confiável que é possível crer mesmo quando não se vê nada a respeito. Em João 20.29, o Senhor diz: “Felizes os que não viram e creram”.

Muitas pessoas sentem que há mais coisas do que a ciência consegue comprovar. Tanto no microcosmo, no mundo minúsculo, como no macrocosmo, no mundo maior, as pesquisas são limitadas. Muitas pessoas sentem e veem que tudo está maravilhosamente organizado (enquanto o homem não o destruir) e que por trás de tudo não há uma obra do acaso, mas que precisa haver um sábio Criador planejador e mantenedor. Elas ouvem que é possível ter experiências com Jesus em sua própria vida, que há orações atendidas e que há curas pela fé; que Deus opera milagres (esses que nunca deveríamos proclamar, pois isso poderia gerar autopromoção). Deus é o maior merecedor e o mais confiável. Ele enxerga muito adiante de nós e sabe o que é bom para nós.

É importante que nos mantenhamos diariamente em comunhão com Deus.

A fé precisa superar a dúvida e a tentação. Satanás é o inimigo da fé e procura qualquer oportunidade para nos afastar dela – até para nos tornar desleixados na participação das reuniões da igreja. Por isso é importante que nos mantenhamos diariamente em comunhão com Deus.

A fé precisa ser sincera. Não depende tanto do “tamanho” da fé, mas da sua sinceridade. Por isso Jesus enalteceu a fé com o tamanho de um grão de mostarda. Por que, às vezes, estamos tão inseguros quando pedimos algo a Deus? Deus é maior do que a nossa capacidade de imaginação. Podemos de fato confiar como um filho confia em seu pai (e Deus é o melhor Pai que existe!). Deveríamos abandonar qualquer dúvida intelectual – o que não significa desligar o nosso entendimento! Não. Significa contar e viver com a força maior de Deus. Esta é a fé capaz de remover montanhas. Temos esta fé? Oremos:

Senhor, livra-nos da ilusão de estarmos salvos se te carregamos apenas em nossos lábios, mas não em nossos corações. Por favor, desperta e fortalece em nós essa verdadeira fé no coração. Faze que estejamos dispostos a nos dedicar completamente a ti e à tua obra. Concede-nos forças para quando sofrermos zombarias e perseguição por amor ao teu nome. Mantenha-nos firmes em tua mão salvadora até o fim. Amém!

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira