“Bem-aventurados os pobres em espírito”
“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5.3)
Quem são os “pobres em espírito”? São aquelas pessoas que não confiam nas próprias forças ou na “força da fé”, mas confiam unicamente na graça e na misericórdia de Deus. São aquelas pessoas que não esperam nada de si mesmas, mas recebem da mão do Senhor tudo o que serve para a salvação e para a vida eterna.
Nas bem-aventuranças do Sermão do Monte, Jesus não promete a felicidade para os orgulhosos, os que temem sofrimentos, os poderosos, os injustos, os desumanos, os impuros, os promotores de guerras e os que perseguem outras pessoas por causa da fé. Jesus não se baseou nos parâmetros do mundo ímpio, onde é valorizado somente o forte, o bruto, o orgulhoso e inescrupuloso – que parece alcançar seu objetivo. Não, os parâmetros no reino de Deus são justamente inversos porque o cristão está consciente de que, na realidade, somente Deus é forte e poderoso; nós, humanos, somos nada mais do que pó diante dele.
Assim, Jesus considera felizes aqueles que confiam em Deus sob quaisquer circunstâncias, tanto no sofrimento, na mansidão, na busca por justiça, na misericórdia, na pureza de coração, na promoção da paz e na perseguição sofrida por amar a Jesus. Para tais pessoas é prometido o reino de Deus, o verdadeiro consolo, o verdadeiro cumprimento na permanência junto ao Pai celestial (Mateus 5.3-12). Nós estamos nesse grupo?
Felizes os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus.
Felizes os que choram, pois serão consolados.
Felizes os humildes, pois herdarão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça,
pois serão saciados.
Felizes os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia.
Felizes os que têm coração puro, pois verão a Deus.
Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus.
Felizes os perseguidos por causa da justiça,
pois o reino dos céus lhes pertence.
Felizes também somos nós, firmados no amor de Deus,
Crendo e confessando: Jesus é do mundo o Senhor.
Ele tudo entregou, tomando sobre si imensa dor.
Vida para todos em todos os tempos na cruz conquistou.
Foi ele quem nos salvou!
Lothar Gassmann
Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!
Faça uma doação para o Ministério Chamada