2 min de leitura

A divindade de Jesus Cristo

Jesus é singular. Somente a ele podemos e devemos adorar.


Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.” (1João 2.22)

Na época da igreja primitiva, o presbítero Ário era um opositor do arcebispo Atanásio. Ele havia contestado que Deus era trino e que tinha um Filho, pois considerava Jesus como sendo a primeira e mais significativa criação de Deus, mas não o Filho Unigênito de Deus.

Essa falsa doutrina perdura até hoje. Os representantes mais conhecidos dela são as Testemunhas de Jeová. Para eles, Jesus não é o Filho Unigênito de Deus, mas apenas um (além de outros) filho de Deus e, dessa forma, seria uma criatura (ser angelical ou pessoa), não um ser idêntico ao Pai. Coisas semelhantes são praticadas por muitas outras seitas.

O islamismo também nega que Jesus Cristo é Filho de Deus: ele considera “Isa” (o nome de Jesus no Alcorão) como um simples profeta.

Os seguidores radicais da teologia “cristã” liberal também consideram Jesus apenas como um exemplo humano (p. ex.: “promotor da paz”, “revolucionário socialista”), e nada além disso.

O Filho é singular. Somente a ele podemos e devemos adorar.

A Bíblia, pelo contrário, diz claramente que Jesus é Deus. Na Bíblia, Deus e Jesus Cristo têm exatamente os mesmos predicados e características, tais como: “Deus” (João 1.1,18; 20.28; Romanos 9.5; Tito 2.13; Hebreus 1.8; 2Pedro1.1); o “Primeiro e o Último”, o “Alfa e o Ômega” (Apocalipse 1.17-18; 2.8; 22.12-16), “Salvador e Redentor” (Mateus 1.21; Lucas 2.11; João 1.29 etc.), “Criador” (João 1.2-10; Colossenses 1.15-18; Hebreus 1.1-14), entre outros.

Todavia, existem passagens no Novo Testamento que expressam a diferenciação entre Jesus Cristo e Deus Pai (p. ex.: Marcos 13.32; João 14.28), mas essa se refere somente ao tempo da voluntária auto-humilhação e renúncia do Filho de Deus (ver Filipenses 2.5-11). Em Hebreus 1 está claramente apresentada a diferença entre Jesus e os anjos. O Filho é singular. Somente a ele podemos e devemos adorar (Hebreus 1.5-6).

A vida sem ti, Jesus, é como a morte.
Sem ti, Jesus, o dia é escuridão.
Sem ti, Jesus, há miséria na riqueza.
Sem ti, Jesus, não há solução.

A alegria sem ti, Jesus, é como o gelo.
Sem ti a liberdade não é absolvição.
Sem ti, Jesus, o consolador não tem consolo
Sem ti, Jesus, não há solução.

Tenha misericórdia, Senhor, revela-te.
Na noite não me deixe sozinho.
Se eu clamo a ti, tu me atendes,
Dizendo: “Sempre estarei contigo”.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira