1 min de leitura

Terça-feira, 02 De Maio

Vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Efésios 6:4)

EDUCAR OS FILHOS


É uma situação dura, mas real: filhos de pais cristãos que preferem o mundo! Não adotam a fé de seus pais e escolhem conscientemente viver longe do Senhor. Por isso, pais cristãos precisam dar muita atenção à recomendação do apóstolo, educando seus filhos desde o primeiro dia “na doutrina e admoestação do Senhor”. Isso não é responsabilidade das escolas bíblicas ou de reuniões infantis, nem dos líderes da igreja local, mas dos próprios genitores, especialmente do pai. Eles respondem por sua família diante do Senhor.

O que une pais e filhos? Afeto, confiança e amor. Se nós, como pais, não acompanharmos nossos filhos, eles vão se afastando de nós. Já se formos legalistas ou duros demais, vamos irritá-los e provocá-los à desobediência. Em ambos os casos, corremos o sério risco de perdê-los. Mas o que significa educar? Isso inclui proteger, encorajar e corrigir. E como fazê-lo? Principalmente pela Palavra de Deus e em conversas francas e abertas com os filhos! Além disso, os pais precisam orar com os filhos, e não apenas por eles. O tempo que passam com seus filhos é primordial para a educação como um todo. Pai e mãe também precisam tratar um ao outro com carinho e respeito, tomando suas decisões em conjunto. E, a despeito de sua responsabilidade pela boa educação de seus filhos, precisam estar conscientes de que para isso precisam, e muito, da graça e da ajuda do Senhor. Afinal, Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

Leitura diária da Bíblia: Jeremias 35:1-11 · Romanos 7:7-13

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira