1 min de leitura

Sábado, 15 De Julho

Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós. (Oseias 10:12)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 3:1‑15)


Até o final do capítulo 12, o tema principal de Isaías é o juízo de Israel e Judá; e, do capítulo 13 ao capítulo 27, o juízo das nações. É sempre por Sua casa – a esfera mais responsável – que Deus começa o juízo, e assim será com a cristandade (Romanos 2:9; 1 Pedro 4:17). O total fracasso humano é mais marcante em quem mantém responsabilidades e uma posição aos olhos do público. Entre esses encontram-se, apesar do rigoroso ensino de Deus, os cartomantes e os “encantadores peritos” (v. 3; Deuteronômio 18:10). Quão profunda é a corrupção na qual caiu Israel! Mas Deus pode distinguir o justo do ímpio (vv. 10‑11) e retribuir a cada um segundo suas obras. “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”, declara Paulo em Gálatas 6:7 (veja Jó 4:8; Oseias 8:7; 10:12‑13).

Um dos infelizes frutos colhidos pelas nações é a desordem social, o oposto da ordem estabelecida. Não existe mais disciplina, as crianças desafiam a autoridade de seus pais e professores; “o menino se atreverá contra o ancião” (v. 5), os valores morais e a prudência são ignorados. Quanta similaridade há entre esta profunda decadência de Israel e aquela que vemos hoje em dia em nosso próprio país, dito cristão!

Leitura diária da Bíblia: Levítico 25:39-55 · Salmos 71:1-8

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira