1 min de leitura

Sábado, 29 De Outubro

Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que não se cheguem a ti. (Salmo 32:9)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 26:1-12)


Não é uma honra, mas algo dificílimo, fazer um tolo trilhar o caminho da sabedoria (vv. 1-8). Em geral, a disciplina do Senhor e a repreensão do justo nos trazem mais progressos que os elogios e a honra. Mas não devemos agir sem entendimento, como os animais domésticos que apenas se submetem mediante açoites e freio, pois “de outra sorte não te obedecem” (v. 3; Salmo 32:9). Como é melhor adquirir sabedoria permitindo que a Palavra de Deus nos ensine, em vez de sofrermos sempre com experiências dolorosas!

O exemplo do profeta Micaías diante de Acabe nos mostra que os versículos 4 e 5 não se contradizem (1 Reis 22:13-28). Ao responder de maneira tola ao insensato rei (v. 15), Micaías tocou sua consciência, deixando-o constrangido. Ao responder de acordo com a mente divina, e não mais segundo a insensatez do rei, o homem de Deus mostrou claramente que não tinha parte com o tolo (v. 17).

Um andar instável, seja do justo (cp. 25:26) ou do tolo (cp. 26:7, 9), acaba com todo o poder do testemunho de suas palavras. Vigiemos para que nossos pés estejam calçados com a preparação do evangelho da paz (Efésios 6:15).

Leitura diária da Bíblia: Isaias 54:1-17 · Hebreus 13:1-7

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira