1 min de leitura

Sábado, 19 De Novembro

Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol… que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração. (Eclesiastes 9:3)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 27:14-27)


Esses versículos tratam particularmente da vida doméstica e da amizade. É preciso ter grande cuidado na escolha de um amigo. Devemos ter certeza de que ele (ou ela) compartilha de nossa fé, que tenhamos liberdade para nos ajoelharmos juntos em oração, que ele seja capaz de afiar nossa mente (v. 17). Mas amizade não é uma via de mão única. Quando reclamamos da falta de amor, isso é sempre uma prova cabal de que nós mesmos também estamos demonstrando pouco amor. Pois o amor responde ao amor (v. 19).

O versículo 20 nos lembra de que uma característica dos olhos é que eles jamais se satisfazem (1 João 2:16); e o versículo 22 nos diz que a insensatez está intrinsecamente ligada à natureza humana (cp. 22:15; Eclesiastes 9:3; Romanos 3:11). Não há força que possa separá-la do nosso coração. Terrível isso, não? Mas, infelizmente, é a verdade! O homem vive em um estado permanente de revolta contra seu Criador; ele recusa a graça que lhe é oferecida, e nunca deixa de agir em oposição a Seus interesses eternos. O ser humano é pura insensatez! Então, como alguém pode se tornar sábio? Recebendo a vida divina por meio de Cristo Jesus.

Os versículos 23 a 27 nos exortam a respeito da precaução humana, das riquezas terrenas e da coroa instável. Cristãos, sejamos precavidos e acumulemos para nós riquezas que irão durar pela eternidade (cp. 8:18; Lucas 12:33), assim como uma coroa incorruptível (1 Coríntios 9:25).

Leitura diária da Bíblia: Eclesiastes 6:1-12 · Marcos 6:1-6

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira