1 min de leitura

Sexta-feira, 11 De Março

Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:29-30)

CINCO ETAPAS


As circunstâncias da vida dos filhos de Deus nunca poderão impedir o propósito eterno de Deus com eles. Isso fica claro na “sequência de cinco etapas” que aparece nestes versículos. Vemos que, em Sua soberania, Deus predestinou determinadas pessoas. Essa predestinação ou “pré-ciência” de Deus é muito mais do que um simples conhecimento passivo antecipado, mas é parte do propósito divino. Deus escolheu essas pessoas antecipadamente para algo inconcebivelmente maravilhoso (cf. Atos 2:23; 1 Pedro 1:20). As pessoas que Deus dantes conheceu também foram predestinadas a um dia “serem conformes à imagem de seu Filho”, como Homem glorificado no céu. Serão “semelhantes a ele” (1 João 3:2). Mas é claro que Ele, o “primogênito”, sempre terá a posição de primazia. A pré-ciência e a predestinação aconteceram na eternidade; o chamado efetivo de Deus e a justificação acontecem no tempo presente, mais especificamente quando uma pessoa crê em Jesus Cristo e no Seu sangue remidor. Do nosso ponto de vista, a última etapa ainda está no futuro. Os crentes ainda não foram glorificados. Mesmo assim, também aqui se usa — como nas outras quatro etapas — o verbo no passado: “a estes também glorificou”. Esses versículos trazem a descrição do processo de acordo com o ponto de vista e o propósito de Deus. E, para Ele, a glorificação de Seus filhos é, desde o princípio, um fato irrevogável. Quanta segurança isso dá ao cristão em qualquer situação da vida!

Leitura diária da Bíblia: Amós 4:1-13 · Provérbios 23:13-25

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira