1 min de leitura

Segunda-feira, 09 De Maio

Então os homens de Efraim lhe disseram [a Gideão]: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente. (Juízes 8:1)

ORGULHO FERIDO


Deus tinha colocado os midianitas em fuga. Gideão pediu aos efraimitas que não permitissem que os inimigos se refugiassem além do Jordão (cp. 7:24-25). Mas eles não se contentaram em ser essa sua única contribuição para a vitória. Estavam com raiva porque não tinham sido logo convocados para lutar. Mais tarde, os homens de Efraim se sentiram novamente traídos, e ameaçaram o juiz Jefté (cp. 12:1). Até hoje a natureza humana continua a mesma! Há cristãos que se comportam como os efraimitas daquele tempo. “Por que ninguém me consultou em relação a isso?” — “Por que ninguém recorreu aos meus conhecimentos?” Com frequência, cristãos ficam com raiva porque se sentem desprezados ou feridos em seu orgulho. Mas este tipo de sentimento continua tão prejudicial ao povo de Deus quanto na época de Gideão e Jefté. Será que você também faz parte dessa “tribo de Efraim”? As pessoas à sua volta “pisam em ovos” perto de você, a fim de evitar cenas desagradáveis e brigas? Você se magoa facilmente? Tem a tendência de sentir pena de si mesmo? Todos nós precisamos tomar cuidado para não ferir outras pessoas e, em geral, não somos suficientemente cuidadosos. Por outro lado, há muitas pessoas que, como os efraimitas, se ofendem com muita facilidade. São muito rápidas em acusar outros de insultos reais ou imaginários. Precisamos nos auto-avaliar e pedir a Deus que nos proteja de nos comportarmos como os homens de Efraim. Vamos olhar para o Senhor Jesus! Ele nos encoraja: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).

Leitura diária da Bíblia: Gênesis  24:1-14 · Salmos 7:1-8

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira