1 min de leitura

Segunda-feira, 25 De Julho

Senhor, tu me sondaste, e me conheces… Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração. (Salmo 139:1,23)

TU ME CONHECES


No primeiro versículo deste Salmo, Davi diz que o Senhor o sondou e o conheceu. Ele sabe disso. Mas por que termina pedindo expressamente que Deus o sonde e conheça? A resposta está entre esses dois versículos. Davi passou pela experiência de ser sondado e conhecido por Deus, e essa verdade o deixa profundamente admirado (vv. 2-6). Também aprendeu que é impossível fugir de Deus, e alegra-se com isso (vv. 7-12). Houve momentos na vida de Davi nos quais ele cedeu às tentações e então se sentiu desconfortável em saber que Deus o via. Davi refletiu muito sobre o conhecimento tão abrangente de Deus. Ninguém o conhece melhor que o próprio Senhor, que o “cobriu, fez, entreteceu, formou”. Todas essas expressões diferentes já bastam para demonstrar com que precisão Deus me conhece. Ele me criou assim como sou, e me conhece dos pés à cabeça (vv. 13-16). Davi fica feliz com o fato de que Deus também comunica Seus pensamentos a Seus servos. E louva o Senhor porque Seus pensamentos e planos são tão preciosos e poderosos (vv. 17-18). Deus me conhece, e eu também preciso conhecer cada vez melhor os Seus pensamentos e o próprio Senhor. Mas ainda há pessoas que não buscam o Senhor nem os Seus princípios. O que Davi pensa sobre estes? Aqui, Davi usa a linguagem do Antigo Testamento para expressar que está totalmente ao lado de Deus. Condena os inimigos de Deus e o que eles fazem (vv. 19-22). Mas quando condeno as ações dos ímpios de forma justa, preciso sempre lembrar que eu mesmo continuo capaz de toda sorte de maldade. Por isso, Davi termina o Salmo pedindo que Deus sonde e verifique seus pensamentos e emoções, para que não ande caminhos maus, mas seja guiado “pelo caminho eterno” (vv. 23-24).

Leitura diária da Bíblia: Jó 3:1-26 · Atos 5:33-42

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira