1 min de leitura

Sábado, 23 De Julho

[O] Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2 Coríntios 8:9)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Leia Provérbios 19:1-14)


Assim como não é bom que a alma fique sem conheci­mento, aquele que se apressa com seus pés, peca (v. 2). Uma alma dessas com certeza está exposta a toda a sorte de perigos, ainda que os ignore por completo. Ainda mais que isso — alguém que não é instruído e advertido pela Palavra, corre sério perigo de agir ou falar apressadamente. Dessa forma, pode facilmente tropeçar, ou seja, pecar. Se amarmos as nossas próprias almas — e não existe nada mais precioso que elas —, então deveríamos cuidar para que seja instruída e assim adquira inteligência espiritual (v. 8). Muitos versículos nos falam do homem pobre. As pessoas desse mundo muitas vezes julgam e avaliam os outros de acordo com as suas riquezas e bens. Pessoas pobres são facilmente desprezadas (Tiago 2:6; Provérbios 14:20), ainda que talvez estejamos prontos a ajudá-las. No entanto, Deus nos lembra que o Seu Filho era o “pobre” aqui na terra. E Ele faz Sua a causa das pessoas pobres, que andam em retidão e integridade (v. 1). Aqueles companheiros tolos vagando pela terra são amigos estranhos, são mais como inimigos, e contribuem para a ruína de suas vítimas. Todavia, aquele que é despojado de tudo e abandonado, pode encontrar o único e verdadeiro Amigo existente. O Senhor Jesus é o Aquele, que “é mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).

Leitura diária da Bíblia: Jó 1:13-22 · Atos 5:12-24

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira