1 min de leitura

Quarta-feira, 12 De Janeiro

Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. (1 Coríntios 12:18-20)

“HOMEM-ORQUESTRA”


Você já viu um homem-orquestra? Um único músico tocando vários instrumentos diferentes — muitas vezes até simultaneamente. Ele precisa usar mãos, braços, pernas, cabeça e boca, tudo ao mesmo tempo. Certa vez, encontrei uma espécie de “homem-orquestra espiritual” em uma comunidade. Aquele irmão parecia ser responsável por tudo. Quase sempre ele se manifestava nas orações em voz alta ou na pregação da Palavra. Além disso, era o tesoureiro da igreja, cuidava da correspondência e até limpava o salão de reuniões!

A energia, as habilidades e a criatividade de alguém assim podem ser impressionantes. Mas quando acontece na Igreja de Deus, também acaba sendo muito triste. Afinal, a glória de Cristo deve se tornar visível na medida em que os diferentes membros de Seu corpo funcionam e colaboram uns com os outros. Isso fica obscurecido pelo “homem-orquestra”. Em igrejas assim, não se vê a verdade de Efésios 4:15-16: “Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. Mesmo assim, não se deve generalizar a condenação de estes “homens-orquestra”. Às vezes, alguém pode ser praticamente forçado a “tocar todos os instrumentos”, porque há poucas pessoas ou porque os demais não se manifestam. Lembre-se de que Deus destinou cada um de nós a um lugar bem específico dentro do corpo, “como quis”. Vamos usar dessa graça e preencher esse lugar como Ele quer.

Leitura diária da Bíblia: Oseias 12:1-15 · Tiago 5:13-20

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira