1 min de leitura

Quarta-feira, 10 De Novembro

Tocai a trombeta em Sião, e clamai em alta voz no meu santo monte; tremam todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está perto; Dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens e densas trevas, como a alva espalhada sobre os montes; povo grande e poderoso, qual nunca houve desde o tempo antigo, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. (Joel 2:1-2)

O Profeta Joel


A Escritura não nos diz nada a respeito do profeta Joel, com exceção do nome de seu pai: Petuel (cp.1:1). Mas, quando lemos seu curto livro de três capítulos, fica evidente que ele viveu e profetizou em um momento muito difícil e crucial. Ele fala claramente de uma terrível praga de locusta, um desastre catastrófico para seu povo, cuja economia dependia essencialmente da agricultura. Esta praga foi a pior de muitas gerações, e se falaria dela nas gerações vindouras.

Joel não apenas descreve com ricos detalhes a destruição total ocasionada por esta praga, mas, em nome do Senhor, ele exorta a seu povo a clamar ao Senhor, chorando e jejuando, desde seus sacerdotes e anciões até as crianças e bebês. “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus”, ele disse no capítulo 2:13. E afirma com segurança: “Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo” (v.18).

Ao ler a profecia de Joel, percebemos que esta profecia aponta para além da referência imediata da praga de locusta. Deus se refere ao inimigo Assírio: “o exército do norte” “porque fez grandes coisas” (v.20), e diz à Sua terra e à Seu povo que não tivessem medo, mas que estivessem alegres e que se regozijassem. O Assírio, dos dias de Joel, prefigura o futuro rei do Norte que, inicialmente, devastará a Israel, mas a quem Cristo julgará quando salvar a Israel no dia do Senhor, no final da tribulação.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira