1 min de leitura

Terça-feira, 30 De Março

Se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós. (1 Coríntios 10:27)

Liberdade Cristã


Provavelmente isso seja raro em nossos círculos sociais: passar pelo constrangimento de que o seguidor de alguma religião pagã nos convide para uma refeição. Essa passagem bíblica aponta para uma situação especial que, no entanto, até hoje pode ocorrer em campos missionários, onde a população ainda adora ídolos. Contudo, mesmo que as pessoas à nossa volta não venerem deuses estranhos, podemos derivar conselhos valiosos dos ensinos do apóstolo Paulo.

Quando os pagãos convidavam crentes coríntios para uma refeição, estes deveriam simplesmente comer qualquer coisa que lhes fosse oferecida, sem procurar descobrir de onde aquilo viera. O cristão é livre para consumir tudo (exceto sangue) que recebe da mão de Deus, mediante ação de graças (Atos 15:20,29; 1 Timóteo 4:4-5). Se o anfitrião, no entanto, avisasse que a carne provinha de um sacrifício idólatra, o cristão não deveria comer dela. É claro que os cristãos de Corinto não temiam os deuses, mas eles deviam evitar qualquer impressão de que estavam prestando culto a eles. Só assim poderiam ser luz na escuridão do paganismo.

Talvez você e eu também sejamos convidados por pessoas não cristãs para compartilhar alguma refeição com eles. Podemos aceitar esses convites se o nosso propósito for abençoar nossos anfitriões por meio do nosso comportamento, talvez até por alguma palavra ou testemunho especial sobre o Senhor, levando-os à reflexão e abrindo uma porta para o diálogo. A convivência puramente social com não crentes traz consigo o risco de negar o Senhor, o que destruiria o nosso testemunho.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira