1 min de leitura

Quinta Feira, 19 De Novembro

O justo pela sua fé viverá. (Habacuque 2:4)

“O Justo Pela Sua Fé Viverá”


Esta frase curta do profeta Habacuque (escrita mais de seiscentos anos antes de Cristo) enuncia um princípio essencial do cristianismo. Citada três vezes no Novo Testamento, ela pode ser aplicada a diferentes aspectos da vida cristã:

- A resposta para a pergunta de Jó, feita muitos séculos antes — “Como se justificaria o homem para com Deus?” (Jó 9:2) — está em Romanos 1:17: “O justo viverá pela fé”. Ao crer (por meio da fé) no poder do Evangelho, o homem recebe uma nova vida, e essa vida é um presente de Deus. Tudo o que o homem precisa fazer é aceitar. Ao crer, uma pessoa é justificada diante de Deus, quer dizer, o próprio Deus o considera agora como um justo. 

- A Epístola aos Gálatas (cp. 3:11) nos diz solenemente que essa justiça não pode ser obtida por meio de boas obras, nem mesmo tratando de respeitar a lei divina com a maior sinceridade em nossa vida, porque no fundo somos incapazes. Apenas por meio da fé recebemos essa justiça divina. 

- Na Epístola aos Hebreus (cp. 10:38), essa expressão encontra todo seu sentido na vida do crente. Aquele que crê no Evangelho, nas palavras de Cristo, a partir daquele momento vive por meio da fé. Seu princípio de vida é a confiança em Deus, em Seu amor e em todas as Suas promessas anunciadas na Bíblia. O Senhor Jesus Cristo sabia perfeitamente o significado do versículo 1 do Salmo 16: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio”.

O crente deposita sua confiança em Deus para o dia a dia e para o porvir eterno.

Assim, esses três textos do Novo Testamento enfatizam cada uma das palavras de Habacuque 2:4, “O justo pela sua fé viverá”.

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira