1 min de leitura

Sexta Feira, 06 De Novembro

Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Mical, filha de Saul, o amava. Davi nos tem mandado a ti, para te tomar por sua mulher. E Abigail se apressou, e se levantou, e montou num jumento... e foi sua mulher. (1 Samuel 18:1,28; 25:40,42)

Identificação


Jônatas amou a Davi e lhe deu sua capa, suas vestes e suas armas; deste modo, entregou a Davi todos os seus direitos. Contudo, ele nunca foi capaz de renunciar realmente às comodidades do palácio para estar com aquele que amava. Jônatas visitou Davi no deserto e o animou no Senhor, mas não foi capaz de identificar-se com o rei rejeitado — Davi permaneceu no deserto, e Jônatas voltou ao palácio. Esta decisão custou a vida de Jônatas.

Sua irmã, Mical, teve um problema similar. Ela amou Davi e se casou com ele, inclusive o protegeu. Mas, assim como Jônatas, quando chegou o momento em que Davi devia fugir para salvar sua vida, ela ficou na sua casa. Esta decisão lhe custou muito caro, pois logo foi dada a outro homem como esposa. Anos depois, quando Davi chegou ao trono, ela se uniu novamente à ele, porém, sua relação nunca foi a mesma.

Diferentemente, Abigail — que estava rodeada de muitas riquezas e comodidades — deixou tudo sem vacilar para ser esposa de Davi, mesmo sabendo que sua parte estaria com um homem perseguido e que vivia em cavernas no deserto. Ainda assim, aceitou sua proposta de casamento; estando até mesmo preparada para, como uma serva, lavar os pés dos servos de Davi. 

Que não sejamos como Jônatas, expressando, no momento da nossa salvação, uma completa disposição de entregar tudo o que temos ao Senhor, porém, quando o tempo passa, não estamos dispostos a fazer o que havíamos prometido. Que não sejamos como Mical, expressando nosso amor e devoção ao Senhor, contudo, deixando-nos levar pelas coisas do mundo. Sejamos como Abigail, que reconheceu Davi como legítimo Rei, entregando-nos para ser servos do nosso Senhor. 

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira