2 min de leitura

Domingo, 10 De Maio

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. (Mateus 12:6,41,42)

O Maior E O Perfeito


Em Mateus 11 o Senhor Jesus havia sido rejeitado pelos líderes religiosos da nação. No capítulo 12 Ele usa três superlativos que caracterizam Sua grandeza, que sobrepassa a do templo, a de Jonas e a de Salomão.

O Maior Sacerdote — O povo judeu tinha uma grande reverência pelo templo e seu serviço, até mesmo os discípulos se impressionaram pelas suas pedras (Marcos 13:1). Porém, o serviço do templo só era uma sombra dos bens vindouros, sendo Cristo a gloriosa substância e cumprimento (Hebreus 10:1). O sacerdócio Aarônico e seu templo dariam lugar a um maior: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos” (Hebreus 9:11).

O Maior Profeta — Jonas foi um profeta relutante e desobediente, porém o Senhor Jesus era “o Profeta”, e se alguém falha em escutar Suas palavras, Deus diz “eu o requererei dele” (Deuteronômio 18:18,19). A mensagem de Jonas era que Nínive seria destruída em quarenta dias, porém a mensagem de Cristo é a oferta de vida eterna para todos os que crêem! Jonas foi livrado do ventre do peixe, porém o Senhor Jesus é “o primogênito dentre os mortos” (Colossenses 1:18).

O Maior Rei — Salomão foi reconhecido por sua sabedoria e glória; porém Cristo é a “sabedoria de Deus” e é o “Senhor da glória” (1 Coríntios 1:24; 2:8). O reino de Salomão terminou em fracasso e divisão, porém o reino do Senhor Jesus é um “reino eterno” (2 Pedro 1:11). Ele será “rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome” (Zacarias 14:9), porém a nossa porção hoje é louvá-Lo e adorá-Lo como Senhor e Salvador. 

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC.

Confira