2 min de leitura

Domingo, 26 De Janeiro

Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. (Números 21:7)

A Serpente De Bronze (1)


Este era o momento para que a graça divina se manifestasse; a necessidade do homem tem sido sempre a ocasião para a atuação da graça e da misericórdia de Deus. No momento em que Israel disse: “havemos pecado”, não houve mais obstáculos. Deus podia atuar, e isso era o suficiente. Quando Israel murmurou, as picadas das serpentes eram a resposta; quando Israel confessou, a graça de Deus foi a resposta. “E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela” (Números 21:8). Foi estabelecido que a própria imagem daquilo que lhes havia causado dano fosse o canal através do qual a graça divina podia fluir em rica abundância aos pobres e pecadores feridos. Bonita e notável figura de Cristo na cruz!

É um erro muito comum contemplar o Senhor Jesus mais sob o aspecto dAquele que desvia a ira de Deus, e menos como Aquele que é o canal do Seu amor. Que Ele suportou a ira de Deus contra o pecado é uma verdade muito preciosa; mas há muito mais do que isso. Ele veio a este miserável mundo para morrer no madeiro, tornando-se maldição, para que, ao morrer, Ele pudesse abrir as fontes eternas do amor de Deus ao coração do homem rebelde. Isso faz uma grande diferença quando apresentamos a natureza e essência de Deus ao pecador. Nada pode fazer com que o pecador se converta para um estado de verdadeira felicidade e santidade a não ser o estar plenamente estabelecido na fé e no gozo do amor de Deus.

O primeiro esforço da serpente no Éden foi abalar a confiança do homem na bondade e no amor de Deus, e assim produzir uma insatisfação com a posição na qual Deus o havia posto, e a queda do homem foi o resultado disso — a consequência imediata de se duvidar do amor de Deus. A restauração do homem deve fluir de seu crer naquele amor.

Continua no próximo domingo

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Extraído do livro devocional Boa Semente 2020, publicado pelo DLC. Compre aqui versão impressa do Boa Semente 2021, em formato livro ou agenda.

Confira