2 min de leitura

Como será o céu?

A Bíblia diz claramente que o mundo atual, o atual cosmos hostil a Deus, é passageiro. Como, então, será nossa morada celestial?


Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.” (Apocalipse 21.1)

Haverá novos céus e nova terra. A Bíblia diz claramente que o mundo atual, o atual cosmos hostil a Deus, é passageiro (Mateus 24.35; 1Coríntios 7.31; 1João 2.17; 2Pedro 3.10-13; Apocalipse 6; 8–9; 16; 19–21). Os elementos se fundirão pelo fogo. Surgirá então um novo e maravilhoso mundo que terá dimensões bem diferentes do que nossa realidade conhecida e imaginável. Sua glória será tão imensa que é comparada com uma cidade que possui portas de pérolas e as mais belas pedras preciosas. Palavras humanas conseguem apenas fazer uma alusão a essa glória.

Como será o céu? Podemos dizer algo a respeito? Com muita humildade e com alegre expectativa, menciono as seguintes características:

  • O objetivo é que poderemos ver, amar e servir a Deus (Apocalipse 4–5; 7.15; 22.4);

  • A recompensa que nos aguarda é eterna salvação, alegria e paz (1Pedro 1.9; Apocalipse 7.16-17);

  • O único caminho que conduz ao céu passa por Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz do Gólgota (João 14.4; Atos 4.12; 1Coríntios 3.11);

  • Como preparação, devemos buscar pelo reino de Deus e sua justiça, então tudo o mais nos será concedido por sua graça (Mateus 6.33);

  • No céu há uma herança aguardando por nós que jamais perecerá (1Pedro 1.4);

  • Louvaremos a Deus juntamente com todos os anjos (Apocalipse 4–5);

  • Receberemos um novo corpo celestial que será imperecível, puro e repleto de poder (1Coríntios 15.35-58);

  • Estaremos lavados e purificados por meio do sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro sacrificado por nós, e teremos vestes brancas (Apocalipse 7.14);

  • O inferno, a morte e o Diabo não poderão nos atingir, nem mesmo enfermidade e sofrimento, fome e sede etc. (1Coríntios 15.55-57; Apocalipse 21.1-4);

  • O céu é um lugar sagrado onde nada impuro pode entrar (Apocalipse 21–22);

  • No céu não haverá lugar para “os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos” – a não ser que eles se converteram para Jesus Cristo e se arrependeram de suas infâmias (Apocalipse 21.8);

  • Para os crentes, vale: seremos reis e sacerdotes de Deus (Apocalipse 5.10);

  • Diante do trono de Deus encontraremos pessoas de todos as tribos, povos, línguas e nações (Apocalipse 7.9);

  • Os vencedores receberão diferentes coroas: a coroa da vida para tentações sofridas (Tiago 1.12), a coroa da alegria para os conquistadores de almas (1Tessalonicenses 2.19), a coroa da justiça para todos os que permaneceram firmes à espera do Senhor (2Timóteo 4.8) e a coroa da fidelidade para todas as testemunhas de sangue de Jesus Cristo (Apocalipse 2.10);

  • A nova Jerusalém, a cidade que veio dos céus, terá a beleza e a pureza que as palavras humanas podem apenas sugerir: ouro, pedras preciosas, portões de pérolas, medidas perfeitas, com o próprio Deus sendo a sua luz (Apocalipse 21–22).

O conhecido pastor Charles Haddon Spurgeon falou acertadamente sobre a glória celestial: “As ruas de ouro pouco nos impressionarão e os sons das harpas dos anjos pouco nos alegrarão em comparação ao Rei no meio do trono. É ele quem atrairá para si os nossos olhares e pensamentos, que despertará nosso amor e levará nossos sentimentos santificados ao nível máximo de infindável adoração. Nós veremos Jesus!”.

Lothar Gassmann

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira