1 min de leitura

Sábado, 09 De Setembro

Ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. (Isaías 10:22)

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE ISAÍAS (Leia Isaías 10:1‑23)


A segunda metade do capítulo 9 e os primeiros versículos do capítulo 10 nos mostram as razões pelas quais a ira de Deus “não se aparta... e a mão dele continua ainda estendida” (cp. 9:12, 17, 21; 10:4). Essa mão agora segura uma formidável vara para punir a nação culpada: a já mencionada Assíria. Houve uma Assíria na História (Senaqueribe e seus exércitos: cp. 36:1), porém esse povo era apenas uma pálida imagem da terrível Assíria profética que invadirá a terra de Israel pouco antes do reinado de Cristo. Em Sua indignação, Deus ordenará tal ataque contra Seu povo. Mas o atacante se aproveitará da situação para atribuir o sucesso à sua própria capacidade e até mesmo para se levantar contra Deus (vv. 13, 15; 2 Reis 19:23). Que loucura! A ferramenta não é separada da mão que a utiliza. Como resultado, tendo acabado de usar essa vara, Deus irá colocar fogo nela, da mesma maneira que se queima um pedaço de pau comum (v. 16; 30:31‑33).

Aprendamos com esse exemplo extremo a fim de que jamais nos esqueçamos do que na realidade somos, mesmo como cristãos: meras ferramentas, sem nenhum poder ou sabedoria especiais (v. 13), que o Senhor pode deixar de lado ou substituir conforme Ele desejar.

O objetivo final de Deus não é julgar, mas sim demonstrar graça, pois um remanescente voltará (vv. 21‑22, citado em Romanos 9:27).

Leitura diária da Bíblia: Juizes 7:9-25 · 2 Coríntios 7:10-16

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira