1 min de leitura

Terça-feira, 25 De Outubro

Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. (Jonas 1:5)

DESOBEDIÊNCIA DE JONAS


É terrível quando fazemos a coisa errada, na hora errada e no lugar errado. Mas exatamente essa era a situação do profeta Jonas. Deus o encarregara de ir a Nínive, mas Jonas desobedeceu ao Senhor e subiu a bordo de um navio que ia na direção contrária. No primeiro momento, tudo parecia ir bem. Jonas até adormeceu. Mas o sono não durou muito: o Senhor mandou uma forte tempestade. À medida em que a água ficava mais revolta, os marinheiros também se agitaram. Começaram a interrogar Jonas: “Por que você está dormindo quando deveria estar orando?”. Aparentemente, Jonas ficou sem saber o que dizer. E nós? Se realmente cremos naquilo que contamos aos outros sobre Deus e a Bíblia, deveríamos nos levantar sem demora e orar “em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito” (Efésios 6:18). Em seguida, os marinheiros pagãos lançaram sortes para descobrir quem era o responsável por aquela tragédia. É claro que a sorte caiu sobre Jonas. E as perguntas recomeçaram: “Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?” (v. 8). Só agora Jonas conta toda a história; reconhece sua culpa e propõe que os marinheiros o lancem ao mar. Eles ainda tentam encontrar outra solução e se esforçam para remar o barco até a praia, mas em vão — o Senhor não permitiu. Quando finalmente lançam Jonas no mar, a tempestade se acalma. “Temeram... ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifício ao Senhor” (v. 16). Deus pode usar até mesmo a desobediência de Seus servos para criar uma oportunidade de demonstrar Sua glória, para que as pessoas O temam! Embora Ele se alegre com nossa obediência, a nossa desobediência não é empecilho para Ele. Seus caminhos são absolutamente perfeitos!

Leitura diária da Bíblia: Isaias 51:1-11 · Hebreus 11:32-40

 

Realizamos a obra com poucos recursos e precisamos do seu apoio para mantê-lo e expandi-lo. Ajude-nos a alcançar mais pessoas com a Palavra de Deus!

Faça uma doação para o Ministério Chamada

Confira